Postado em domingo, 21 de novembro de 2010

Lago de Furnas atinge o percentual mais baixo dos últimos 4 anos

O nível do Lago de Furnas atingiu em outubro 53,13% do seu volume útil e está abaixo da cota mínima de 762 metros.


Alessandro Emergente

O nível do Lago de Furnas atingiu em outubro 53,13% do seu volume útil e tem ficado abaixo da cota mínima de 762 metros acima do nível do mar - a última medição (dia 18 de novembro) ficou em 761 metros. O volume útil é o mais baixo dos últimos quatro anos. Em outubro de 2006, quando foi ainda menor, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) havia registrado 45,19%.

O baixo volume de água já é percebido às margens do Lago e preocupa quem sobrevive da pesca e do turismo. Em entrevista recente à EPTV, o presidente da Colônia de Pescadores de Alfenas, Celso Fernandes, que representa cerca de 1,5 mil trabalhadores, disse a queda do nível de água traz prejuízos para pescadores. Qualquer diminuição do nível do lago é sentida pelo setor da pesca.

Uma projeção do Plano Anual de Operação de Energia (PEN) do ONS aponta uma queda de até oito metros por parte dos reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste. A queda do volume útil é projetada para até 2014.

Apesar do baixo nível do volume de água, a geração de energia elétrica não foi alterada. Segundo a assessoria de imprensa de Furnas, a geração só é afetada quando o nível do reservatório atinge a cota de 750 metros. Neste patamar, os técnicos precisam monitorar as unidades geradoras, porque há risco de entrada de ar nas máquinas.

A pior seca registrada foi a de 2000/2001, quando o nível do Lago atingiu 751 metros. Em outubro de 2000, o volume útil chegou a ficar em 11,02%.

Para não prejudicar pescadores e o turismo foi estabelecido uma cota mínima de 762 metros acima do nível do mar. A cota garantiria a manutenção dos investimentos e empreendimentos que dependem do Lago.

Em julho deste ano, o ONS já apontava o baixo volume do reservatório. Com 80,54% de sua capacidade, foi o menor registrado nos últimos quatro anos no mês de julho.

No ano passado, o volume foi alto. Em outubro, por exemplo, o sistema registrou 84,95% do reservatório de Furnas. Em relação a 2009 a queda deste ano foi de 37,46% - considerando outubro como base da comparação.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo